Monday, November 27, 2006

Porque os cães são melhores que nós?

O cão nos ama incondicionalmente.
E não venha me dizer que é porque lhe alimentamos, pois já presenciei cenas de chorar mais do que em capítulo final de novela entre cães e pessoas a quem nunca viram.
Sim, eles nos amam incondicionalmente.
Meu pai sempre teve medo de cães. Certa vez eu me separei da garota com quem eu morava e trouxe um rottweiller junto com minha mudança.
Meu pai não brinca com ele e nem lhe dá comida, as outras pessoas da casa é que o fazem.
Recentemente meu pai foi hospitalizado e desde então o cão tem estado estranho, meio de canto, cabisbaixo, entra em casa como que porcurando alguém. Um dia o flagrei cheirando um pano que cobre o sofã onde meu pai costuma se deitar.
O que vocês acham que é isso?
Pois bem. E nós humanos?
Nós brincamos com os sentimentos alheios, nós desprezamos quem nos ama(inclusive nossos cães), usamos e abusamos e nos achamos no direito de reclamar quando quem nos ama vai embora.
Mas na maioria das vezes antes que ele vá embora nós mesmos os damos as costas.
E mesmo quando juramos amor eterno e todas aquelas coisas bonitinhas que escrevemos nos cartões, mesmo assim nós um dia damos as costas e geralmente em seguida cravamos um punhal no coração de quem nos ama.
Nós os seres-humanos somos os únicos animais providos de consciência, não traímos por instinto, não desprezamos por desconhecer o amor do próximo, não damos adeus para morrer longe.
O adeus do humano é um adeus egoísta e que em geral tem um castigo. Mas o castigo não traz de volta todo o carinho e dedicação que nos deu aquele que nos ama.
Somos desprezíveis, já disse antes e repito.
Que vivamos como deuses e amemos como cães!!

No comments: